Idioma
 - 
Afrikaans
 - 
af
Albanian
 - 
sq
Amharic
 - 
am
Arabic
 - 
ar
Armenian
 - 
hy
Azerbaijani
 - 
az
Basque
 - 
eu
Belarusian
 - 
be
Bengali
 - 
bn
Bosnian
 - 
bs
Bulgarian
 - 
bg
Catalan
 - 
ca
Cebuano
 - 
ceb
Chichewa
 - 
ny
Chinese (Simplified)
 - 
zh-CN
Chinese (Traditional)
 - 
zh-TW
Corsican
 - 
co
Croatian
 - 
hr
Czech
 - 
cs
Danish
 - 
da
Dutch
 - 
nl
English
 - 
en
Esperanto
 - 
eo
Estonian
 - 
et
Filipino
 - 
tl
Finnish
 - 
fi
French
 - 
fr
Frisian
 - 
fy
Galician
 - 
gl
Georgian
 - 
ka
German
 - 
de
Greek
 - 
el
Gujarati
 - 
gu
Haitian Creole
 - 
ht
Hausa
 - 
ha
Hawaiian
 - 
haw
Hebrew
 - 
iw
Hindi
 - 
hi
Hmong
 - 
hmn
Hungarian
 - 
hu
Icelandic
 - 
is
Igbo
 - 
ig
Indonesian
 - 
id
Irish
 - 
ga
Italian
 - 
it
Japanese
 - 
ja
Javanese
 - 
jw
Kannada
 - 
kn
Kazakh
 - 
kk
Khmer
 - 
km
Korean
 - 
ko
Kurdish (Kurmanji)
 - 
ku
Kyrgyz
 - 
ky
Lao
 - 
lo
Latin
 - 
la
Latvian
 - 
lv
Lithuanian
 - 
lt
Luxembourgish
 - 
lb
Macedonian
 - 
mk
Malagasy
 - 
mg
Malay
 - 
ms
Malayalam
 - 
ml
Maltese
 - 
mt
Maori
 - 
mi
Marathi
 - 
mr
Mongolian
 - 
mn
Myanmar (Burmese)
 - 
my
Nepali
 - 
ne
Norwegian
 - 
no
Pashto
 - 
ps
Persian
 - 
fa
Polish
 - 
pl
Portuguese
 - 
pt
Punjabi
 - 
pa
Romanian
 - 
ro
Russian
 - 
ru
Samoan
 - 
sm
Scots Gaelic
 - 
gd
Serbian
 - 
sr
Sesotho
 - 
st
Shona
 - 
sn
Sindhi
 - 
sd
Sinhala
 - 
si
Slovak
 - 
sk
Slovenian
 - 
sl
Somali
 - 
so
Spanish
 - 
es
Sundanese
 - 
su
Swahili
 - 
sw
Swedish
 - 
sv
Tajik
 - 
tg
Tamil
 - 
ta
Telugu
 - 
te
Thai
 - 
th
Turkish
 - 
tr
Ukrainian
 - 
uk
Urdu
 - 
ur
Uzbek
 - 
uz
Vietnamese
 - 
vi
Welsh
 - 
cy
Xhosa
 - 
xh
Yiddish
 - 
yi
Yoruba
 - 
yo
Zulu
 - 
zu

Black Friday: Meu produto veio com defeito e agora?!

A Black Friday é o período, próximo ao Natal, onde diversas lojas colocam seus produtos em promoção. Essa época é aguardada pelo consumidor devido aos preços mais baixos dos produtos e, geralmente, essa compra acontece dentro de sites da internet.

Infelizmente, pode acontecer de o produto estar com defeito. Então, as perguntas começam a surgir: Posso devolver meu produto? Qual é o prazo para devolução?

Primeiro é preciso compreender a diferença entre dois institutos trazidos no Código de Defesa do Consumidor: o vício e o defeito.

Quanto ao defeito define o art. 12, §1º, Código de Defesa do Consumidor:

“O produto é defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais: I – sua apresentação; II – o uso e os riscos que razoavelmente dele se esperam; III – a época em que foi colocado em circulação.”

De uma maneira mais didática o produto será defeituoso quando houver um risco à saúde ou segurança do consumidor. O defeito atingirá a integridade do consumidor, inclusive de ordem moral. Um exemplo é quando uma televisão que explode e fere o consumidor ou um alimento que cause intoxicação alimentar, etc.

Nesse caso não há como se falar em devolução do produto, mas da possibilidade de indenização de ordem moral e/ou material.

O prazo para reclamar em juízo, de acordo com o art. 27, do Código de Defesa do Consumidor, prescreve em cinco anos contados a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.

Já o vício está previsto a partir do art. 18 do Código de Defesa do Consumidor e está relacionado ao funcionamento do produto, não atingindo o consumidor de forma direta, apenas causando um prejuízo de ordem econômica.  Alguns exemplos são um televisor que não liga, um chuveiro elétrico que não esquenta, um produto com a quantidade diferente da prevista na embalagem, etc.

Nessa hipótese o direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caducam em trinta dias, quando se trata de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis (ex.: Alimentos, produtos de limpeza) e de noventa dias para serviços ou produtos duráveis (ex.: eletrodomésticos).

Vale lembrar que, como muitas dessas compras são realizadas pela internet, o Código de Defesa do Consumidor prevê no art. 49 o prazo de 7 dias para desistir do contrato (pode ser no caso o de compra e venda), contados da assinatura do contrato  ou do recebimento do produto ou serviço. Essa previsão vale para fornecimento de produtos e/ou serviços que ocorrem fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Caso o consumidor desista dentro desse prazo de 7 dias os valores que tenham sido pagos deverão ser devolvidos monetariamente atualizados.

De qualquer modo, o importante antes de efetuar qualquer compra é pesquisar sobre o local onde está comprando e verificar a qualidade dos produtos ofertados e a seriedade da empresa.

Gabriela Rigoni Gomez, pós-graduanda em Direito Empresarial e Civil, Felipe Mariani, pós-graduado em Direito Empresarial e Civil e Thaysa Prado, professora universitária e Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia. Integrantes do Prado Mariani Advogados Associados.

contato@pradomariani.com.br